quarta-feira, 5 de março de 2008

Desorkutizando-me...



É... é isso mesmo que vocês acabaram de ler. Estou saindo deste site de relacionamento pessoal. Felizmente não tenho motivos pavorosos para fazê-lo. É justamente a fim de evitá-los que estou definitivamente abstendo-me de utilizar esta ferramenta de comunicação e interação virtual.

Como todos sabem, o problema do orkut é muito simples: nossa intimidade se torna pública. É aí que mora o perigo. Por outro lado, sabendo lidar com essa ferramenta nós não teremos tantos transtornos, quem sabe até alguns benefícios. Sempre tive muito cuidado ao divulgar certos tipos de informação. Espero que vocês que aqui continuarem façam o mesmo.

É sabido que o orkut já virou uma espécie de termômetro, ou seja, é através dele que se identificam as peculiaridades dum relacionamento da vida "real". Por exemplo, um casal de namorados analisa a solidez de sua relação consoante os comentários e anedotas que uns fazem dos outros. Ou ainda, um pessoa verifica seus eventuais encantos ou desencantos com outra pessoa através das "entrelinhas", seja nos recados recebidos ou enviados, seja nos comentários de depoimentos ou de fotos, seja nos amigos que tem ou nas comunidades que participa.

Assim, volto a lembrar-lhes que estamos expostos a tudo isso, querendo ou não. Sem o desejo de ir contra à inábil lógica, preservando-me das tediosas atualizações de perfil e, por fim, não mais gastando meu precioso tempo, digo e repito que pude sim largar esse vício que assola grande parte de nossa população. Espero que esta minha falsa sensação de liberdade dure por um bom tempo. Pelo menos o suficiente para não mais precisar explicar de novo o motivo de meu afastamento.

Atenciosamente,
Allex Bandeira

Um comentário:

Anônimo disse...

elementar, meu caro Allex!
os adoradores da pertinência alheia, que outrora debruçavam-se em janelas esfolando cotovelos horas a fio, recebem hoje a nobre alcunha de 'orkuteiros'. Os fofoqueiros da pós-modernidade!(rs) Nossos geniais contemporâneos, que não se furtam diante da mediocridade que assola esses tempos de apatia e desespero, adornam-se de todas as adjetivações apreciativas possíveis quanto ao seu próprio ser, transparecendo seu medo e ânsia. É o medo da solidão, é a vontade de sociabilizar-se! É a vontade de ser algo que não é, e jamais será...Tendeciosidade inclinativa...fazer-se de palavras, passar a borracha em cima daquilo que envergonha a si próprio...a vida não possibilita esse recurso...como o 'desfazer do word'...mas o orkut possibilita...bem certo que ele(orkut)não deva ser levado a sério, nem o que se lê por aquelas bandas...afinal...alguma coisa deveria ser levada a sério? é a crise de uma sociedade que mata o homem a duros golpes...assassina o sem precedentes...individualidade é um supérfluo que ninguém está disposto a contemplar. É o desejo de não ser anônimo, de ser cultuado a todo preço...nosso louvável orkut nos possibilita isso! a estrutura de nossa genial sociedade propicia tal desejo por 'fama'...nos seus limites, é óbvio. Não escrevo aqui motivado pelos mesmos interesses? ah...deixem-me com minha hipocrisia...afinal, não somos todos iguais?
cláudio