segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Cerveja Weihenstephaner


Aconteceu aqui em Goiânia o 2º Festival Gastronômico Cultural Alemão, com um clima de “Oktoberfest do Cerrado”. Foi uma realização da embaixada da Alemanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Câmara de Indústria e Comércio Brasil–Alemanha. Houve várias apresentações de grupos folclóricos e bandas, inclusive alguns genuinamente alemães (Die-Lumpen  “Os salafrários”, em bom português  de Munique, por exemplo). E, o que não poderia faltar nesse tipo de evento, cervejas importadas fizeram parte também das festividades, assim como aqueles salsichões.
Ontem tive o privilégio de experimentar a cerveja alemã Weihenstephaner Hefeweissbier, cujo nome mais parece um palavrão, porém de gosto colossalmente formidável. Para você ter uma vaga idéia do que eu estou falando, pense, por exemplo, no gosto de uma Heineken ou de uma Bohemia (estas cervejas são consideradas por muitos as melhores). Multiplique esse sabor por 10 vezes, ou até 20 mesmo. É uma bebida digna de ser apreciada. Com um gosto agradável e suave ela deixa sem dúvida para trás todas as outras cervejas que você já tomou na vida.
Esta cerveja é de trigo. É... pode parecer estranho, mas não perca qualquer chance de degustá-la, se um dia tiver, é claro, semelhante oportunidade. Embora o preço seja um tanto salgado, qualquer que seja o valor a ser gasto far-se-á compensatório, pois vale a pena mesmo gastar um pouco mais para bebê-la. Bom, e essas cervejas do tipo Weiss (não filtradas, com maltes de cevada e trigo e ainda elas contêm menos lúpulo, quando comparada com a maioria das Pilsen) possuem um ritual diferente para sua degustação.
Um dos charmes desta bebida é justamente seu ritual de consumo. Inicialmente deve-se despejar a cerveja lentamente em um copo inclinado, evitando que forme espuma, deixando um pouco de cerveja na garrafa (a levedura por ser mais densa vai ficar embaixo). Deve-se então agitar a garrafa em movimentos circulares para que a levedura, depositada no fundo, seja misturada com a cerveja e forme uma espuma cremosa que deverá ser juntada à cerveja no copo.
“O copo é outro diferencial da cerveja de trigo. Com um formato mais alongado, sua parte superior é mais bojuda do que os copos comuns para evidenciar a espuma densa. Ela protege a temperatura e mantém o sabor e o aroma da cerveja. Detalhe: a tradição alemã diz que o brinde deve ser feito com a parte inferior do copo.”
“Weihenstephaner é feita pela mais antiga cervejaria do mundo, em atividade desde 1040, na Alemanha fundada por monges beneditinos, esta tradicional cervejaria localiza-se no topo da colina Weihenstephan, na cidade Bávara de Freising.” Olha só que absurdo! Esta também é uma das cervejas mais antigas (e gostosas). Os alemães no quesito cerveja merecem certo crédito né... Enfim, acho que esta rápida descrição já foi o suficiente para fazermos um brinde. Vai uma aí?

Um comentário:

Anônimo disse...

tim tiiiiim amore! xD
pelo jeito a escrita está indo de vento em polpa neh xD
parabens qerido!

e aaaaaah!
a cerveja...
dá pra fazer uma tese =x
qem sabe uma monografia, olha só xD
gostei do tema =x
e foi bem melhor qe certos professores na explicação...
ate monges beneditinos, olha só! xD
rs

grande beijo qerido
sucesso!

;*